segunda-feira, 6 de junho de 2011

Academia de Letras

“Academia de letras” é um projeto institucional da nossa escola e é também uma das metas a ser alcançada neste ano letivo.

O objetivo do projeto é utilizar as diferentes linguagens e os diversos gêneros textuais propostos para cada ano dos ciclos, nas orientações curriculares, visando a ampliação das competências leitora e escritora, ou seja, que os alunos leiam e escrevam com mais proficiência, mais qualidade.

O projeto é desenvolvido da seguinte forma: a equipe docente e a gestão da escola definem os gêneros a serem trabalhados em cada bimestre, selecionam os textos dentro de cada gênero, leem e discutem sobre cada um e vão para a sala de aula. Lá os professores distribuem cópia dos textos e fazem a leitura para os alunos. Após as leituras daquele gênero textual, os alunos realizam atividades de sistematização sobre as características do gênero e produzem um texto com essas características, fazendo as devidas revisões para melhorar o mesmo.

Toda a produção textual dos alunos é arquivada em portfólios por classe. Ainda não decidimos qual será o meio de publicizar essas escritas. É o próximo passo a ser discutido pelos docentes e coordenação.

Os gêneros textuais escolhidos para serem trabalhados no Ciclo I (1ª a 4ª séries) foram: parlendas, cantigas e fábulas. No Ciclo II (5ª a 8ª séries): História em Quadrinhos (6ªs séries), Crônicas (7ªs) e Teatro (8ªs). Neste ano, não temos 5ª série.

Se você quiser saber mais sobre esse projeto, entre em contato com a coordenação da escola ou envie-nos um comentário aqui pelo blog ou ainda um e-mail para emefmalbatahan@gmail.com .

Profª Rosa

Nenhum comentário: